14 março 2006

Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu a 5 de Maio de 1818, na cidade alemã de Trier e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. No cemitério de Highgate, em Londres, a 17 de Março de 1883, só 11 pessoas se apresentaram no funeral de Marx. Entre elas, o seu amigo de longa data, Friedrich Engels, que não hesitou em declarar que "o nome e a obra de Marx persistirão ao longo dos tempos".
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim.
Foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.
Até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

2 comentários:

Anónimo disse...

Convém salvaguardar os direitos de autor, pois o seu texto é uma cópia quase integral do que se apresenta em http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/.

Até porque se bem me apercebi o Sr. Manuel é de Portugal, e este texto está um pouco abrasileirado ...pois «idéias» é uma palavra do português do Brasil ...em português de Portugal escreve-se «ideias».

Espero que tenha mais cuidado na elaboração dos seus textos, pois é importante não tornarmos a informação na internet redundante, mas sim enriquecê-la com informação original.

E se copiar, pelo menos faça referência ou então copie bem. ;)

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Não sei se a sacanagem maior é copiar o texto alheio, ou insinuar que abrasileirar não é "copiar bem".