28 setembro 2007

O Meu Mundo em Postais

Todos dias surgem novos espaços na internet em que os seus autores os transformam em tribunas priveligiadas de opinião pública sobre as questões fundamentais que afectam as sociedades contemporâneas. No entanto há quem considere que os blogues também podem oferecer a quem os visitam, uma outra relação com a vida, ou seja, podermos de uma forma afectiva com o mundo deslumbrarmo-nos com locais maravilhosos e marcados de algum simbolismo histórico. E foi assim que reunindo uma vastíssima colecção de postais que foi guardando ao longo da sua vida na descoberta desse Mundo, que a autora nos presenteia com este bonito e interessante espaço.!!! Visitemos pois este Meu Mundo em Postais de Teresa Cruz e deliciemo-nos com a sua última passagem por Paris, Cidade das Luzes, ao som de Edith Piaf, Jaqques Brel e de Gilbert Becaud.

21 setembro 2007

Menina dos Olhos de Àgua



Menina dos Olhos de Àgua

Menina em teu peito sinto o Tejo
E vontades marinheiras de aproar
Menina em teus lábios sinto fontes
de água doce que corre sem parar
Menina em teus olhos vejo espelhos
e em teus cabelos nuvens de encantar
E em teu corpo inteiro sinto feno
rijo e tenro que nem sei explicar

Se houver alguém que não goste
não gaste, deixe ficar
que eu só por mim quero te tanto
que não vai haver menina para sobrar

Aprendi nos 'esteiros' com Soeiro
e aprendi na 'fanga' com Redol
Tenho no rio grande o mundo inteiro
e sinto o mundo inteiro no teu colo
Aprendi a amar a madrugada
que desponta em mim quando sorris
És um rio cheio de água lavada
e dás rumo à fragata que escolhi

Se houver alguém que não goste
não gaste, deixe ficar
que eu só por mim quero te tanto
que não vai haver menina para sobrar

Letra e Música Pedro Barroso
In “Cantos da Borda Dágua” 1986

16 setembro 2007

Peões em Segurança


Quantas vezes ao atravessarnos uma passagem de peões, não somos apanhados desprevenidos pela mudança de sinal verde para vermelho? Sabe-se que o tempo de passagem é muito pequeno e nem sempre o podemos controlar imaginativamente com o rigor dispensável. Daí a necessidade a um recurso muito fácil de instalação como a foto bem ilustra: a sinalização digitalizada com contagem decrescente do tempo concedido aos peões nestas travessias tão especiais. Este é um bom exemplo de vontade que as autoridades tiveram na defesa e segurança dos peões. Pena é que iniciativas destas ainda só aconteçam noutras paragens!!!!!

05 setembro 2007

Ainda vamos a tempo?!!!


Associação Mundial de Zoos alerta que metade dos anfíbios está em risco de desaparecer.

[Segundo a organização, que está a celebrar o seu 62.º congresso internacional em Budapeste, Hungria, a actual extinção das espécies de anfíbios "pode ser comparada à extinção que dizimou os dinossauros do planeta".

De acordo com a revista BioScience, os anfíbios que sobreviveram aos dinossauros, erupções vulcânicas e outras catástrofes durante milhões de anos, extinguem-se rapidamente por não se conseguirem adaptar às mudanças do mundo.]

Por mais alertas que a classe cientifica produza em inúmeros foruns dedicados ao tema, o homem, alguns homens, teimam persistentemente na destruição ambiental do nosso planeta. As consequências são imprevisíveis e se não houver uma consciencialização de que o tempo urge na tomada de medidas eficazes na defesa de toda a vida deste planeta Terra, poderemos estar daqui a não muito tempo em rota progressiva de uma destruição irreversível !!!!!

Foto daqui