O fabricante automóvel alemão Audi conseguiu criar um
diesel sintético, não poluente, a partir do hidrogénio da água e de dióxido de
carbono. Está numa fase inicial de testes, mas poderá ser uma revolução nos
combustíveis.
Um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen,
em conjunto com a empresa energética Sunfire criou um combustível semelhante ao
diesel que usa como matérias primas apenas água e dióxido de carbono, noticia a
edição britânica da revista Wired.
Este novo composto tem potencial para se tornar num combustível não
poluente, no sentido em que é "neutro" a nível do carbono - ou
seja, o dióxido de carbono que retira da atmosfera é equivalente aquele
que é libertado durante a sua utilização.
O combustível é conseguido através da separação do hidrogénio e oxigénio do
vapor de água. O hidrogénio depois é colocado em reatores sob alta pressão e
temperatura juntamente com dióxido de carbono - para já este foi fornecido por
gás natural, mas os investigadores dizem que podem capturá-lo da
atmosfera. O produto é um líquido sintético designado "crude
azul" que, tal como o crude do petróleo, pode ser refinado numa espécie
de bio-diesel (veja um esquema da Audi aqui).
A Audi já testou com êxito este combustível misturado com diesel
"normal" mas, segundo os investigadores acreditam que não haverá
grandes obstáculos para que seja usado como combustível único nos motores dos
automóveis.
O maior problema atualmente prende-se com a quantidade de produção.
O laboratório em Dresden onde as experiências estão a ser realizadas tem
capacidade de produção de 3 mil litros nos próximos meses. Como escreve a
Wired, só os EUA consomem 622 mil milhões de litros de combustível por ano.
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