26 março 2008

Valores de importação!

A propósito do incidente ocorrido entre uma aluna e uma professora no Liceu Carolina Michaelis de Vasconcelos do Porto, escreve Baptista Bastos hoje no DN:

“Não há ausência de valores. Há, isso sim, outros valores de rápida importação, sobre os quais nenhuma reflexão tem sido feita. A nova ordem económica mundial modificou, substancialmente, o articulado no qual se estatuiu, durante décadas, a nossa existência comum. Tudo se tornou precário, instável e inquietante. Destruiu-se comportamentos consolidados, disposições familiares de séculos, mecanismos que garantiam equilíbrios sociais. No fundo, a "organização" não passava de uma dissimulada sanção normalizadora ou, se o quiserem, punitiva, por opressora. Acusam-se os pais e os professores de desatenção, negligência, falta de zelo; os alunos, de desobediência, insolência, má educação. E reclama-se a velha "autoridade". As fracções mais ténues de conduta não são analisadas à luz das novas regras - nas quais o "mercado" e a inobservância dos laços solidários desempenham poderosos papéis.

Vivemos num tempo evolutivo. A escola, a Igreja, a justiça, o amor, o conceito de família, a noção de comunidade, tal como no-lo foram inculcados, são sacudidos porque emergiram outras modalidades de poder. O caso do liceu do Porto é um dos sinais do tempo. Nem mais nem menos graves do que outros.”

2 comentários:

João Soares disse...

Viva Manuel Gomes
Descobri-te pelo Zeca Afonso através go Google pt...
Obrigado por já teres incluído no teu bloguerolo.
Estarás no bloguerolo doa amigos do Bioterra.

Um abraço

João Soares disse...

"dos" amigos
Infelizmente a "realidade" para muitas pessoas as horas que passam a mais em frente à TV...