17 abril 2009

Santarém!

Santarém 1

Do regresso de uma visita à zona histórica de Santarém, a passagem por este pequeno miradouro é obrigatória. Ao fundo o rio Tejo, a aproximar-se vagarosamente da Ribeira de Santarém.

Escola Sá Bandeira

Lá mais em cima o antigo Liceu de Santarém, hoje Escola Secundária Sá da Bandeira.

Convento Sta Clara

E sempre, o Convento de Santa Clara...

Convento Sta Clara 1

...e onde se destaca esta bonita rosácea!

4 comentários:

msg disse...

Caro MGomes

Obrigado por me permitir ver Santarém.
As vezes que trepei aquela calçada,vindo da Ribeira,vindo do comboio. De Almeirim,subia por uma vereda,logo a seguir à ponte,vereda que contornava o morro. Depois,o Liceu Novo,que se segiuiu ao Velho,à ilharga do Seminário,e Santa Clara,uma das peças góticas da gótica Santarém.
Enfim,um nunca acabar de evocações.
Mais uma vez obrigado por as ter proporcionado.
Um abraço de vizinhos,pois que do Pombalinho é,se não me engano.

MGomes disse...

Caro msg!

Também, Santarém é a minha cidade de infância! Foi nela que fiz os meus estudos de nível secundário, na velhinha escola junto à igreja da Marvila e depois mais tarde na nova, ali para as bandas de onde se fazia a Feira do Ribatejo! Sou natural do Pombalinho, por isso tinha de viajar de comboio até á estação ferroviária de Santarém e depois a partir da Ribeira, fazer esse trajecto até lá acima à cidade!

Um Abraço e obrigado por me fazer recordar esses maravilhosos tempos de juventude escolar!

Anónimo disse...

Oriunda de Vale de Figueira fiz estas caminhadas todas, de bicicleta, de comboio a pé até à capital do gótico, onde estudei no liceu Sá da Bandeira, casei no Convento de Santa Clara e ainda hoje trabalho em Santarém, tenho a sorte de ver toda esta paisagem da janela do edifício onde executo as minhas funções profissionais. Um abraço, obrigado mais uma vez pelas boas recordações desta cidade. Luísa Cordeiro

MGomes disse...

Olá Luísa!

Congratulo-me pelo facto de lhe ter proporcionado este bonito passeio por Santarém! De facto, tal como você, também eu fiz esse percurso durante alguns anos. Sou do Pombalinho e estudei na velhinha Escola Industrial, mais tarde na nova, ali junto à praça de touros Celestino Graça.
Agora, trabalhar e ter a possibilidade maravilhosa de comtemplar paisagens como essas, é um "previlégio", Luísa!

Obrigado pela visita e volte sempre!

Abraço!