09 fevereiro 2010

"A Quinta Dimensão"

Carlos Santos


Foi lançado esta quarta-feira, ao final da tarde no Hotel Cardoso em Maputo, o livro “A Quinta Dimensão” da autoria de Carlos dos Santos. O próprio falou sobre a obra: “É um romance de ficção científica que aborda um sonho ancestral da humanidade que se prende com o facto de quando olhamos para o céu e vemos estrelas interrogamo-nos sobre a existência de outras civilizações. Em caso afirmativo conseguiremos ou não comunicar com elas. Neste romance especulo sobre isso porque acredito que há inúmeras civilizações contudo não acredito que as possamos contactar por via das quatro dimensões que nos regulam aqui na terra: comprimento, largura, altura e o tempo. Na obra sugiro que a comunicação é possível através de uma 5ª dimensão que acabo por revelar no livro, que aliás é o que lhe dá o nome. É especulação, como é apanágio da ficção científica, mas sempre com fundamentos científicos, há sempre uma base real. É uma proposta feita em forma de romance." Texto daqui

Quinta Dimensão

É norma em relação aos autores, fazerem a apresentação das suas obras. O texto de intervenção do romance de Carlos Alberto Cruz dos Santos, depois da supressão de alguns parágrafos iniciais, para melhor se adequar ao estilo de artigo de jornal, foi publicado no suplemento semanal "Cultura" do jornal diário "Notícias", de 3 do corrente mês, sob o título "O Elogio da Leitura" .

É um excelente artigo que nos permite conhecer não só o autor, enquanto romancista, mas principalmente o homem capaz de abrir horizontes contra uma certa passividade social instalada e quem sabe, ir ao encontro das estrelas em Chimoio e tocá-las bem lá no alto!

1 comentário:

Guilherme Afonso disse...

Caro Amigo Manuel Gomes,
em meu nome e no do meu filho Carlos muito agradeço esta sua divulgação do seu livro "A Quinta Dimensão" e do seu artigo "O Elogio da Leitura", aproveitando para informá-lo que a Editora acaba de comunicar ao meu filho que o livro está à venda aí em Portugal nas Livrarias Bertrand de Lisboa, Porto e Faro. Assim, se algum visitante deste blog se interessar pela obra, fica a conhecer onde poderá encontrá-la.
Para si e para os visitantes dos seus blogs, um grande abraço do
Guilherme Afonso