01 junho 2007

Azinhaga em Festa !!!!

A Festa do Bodo, realiza-se em Azinhaga desde tempos remotos, havendo já em 1678 referências documentadas acerca deste evento.
Inspirada no culto do Divino Espírito Santo, introduzido em Portugal pela Rainha Santa Isabel, tinha um carácter quase singular.
O Bodo é o culminar das festividades realizadas entre os Domingos de Páscoa e de Pentecostes em honra do Divino Espírito Santo e simboliza a partilha entre os homens. Em Portugal, foram D. Dinis e a rainha Santa Isabel os monarcas inauguradores deste cerimonial religioso. Reza a tradição que a primeira cerimónia deste culto se realizou na Sé de Coimbra e que dela constou a coroação simbólica de um mendigo, seguida da distribuição de alimentos aos pobres, ou seja, do Bodo.

"Festa do Bodo" significa assim dádiva de alimentos aos pobres. Durante os primeiros dias da festa, era recolhido o pão nas casas mais abastadas, que depois de benzido era distribuído pelos mais necessitados. E como "não só de pão vive o homem", era este já acompanhado de carne e vinho. Mordomos e meio-mordomos recebiam igualmente o seu quinhão como reconhecimento da sua
benévola contribuição.


Decorreu de 24 a 27 de Maio de 2007 em Azinhaga a Festa do Bodo. O Programa foi como sempre muito diversificado, tendo sempre presente, a participação popular em todas as manifestações que integram estes três dias de Festa.
Nesta foto podemos ver o Cortejo da recolha do pão pelas ruas da Azinhaga.

Nesta foto podemos apreciar a sempre tradicional Largada de Touros pelas ruas desta típica aldeia ribatejana.

Houve também lugar ao Tributo dos Avieiros da Azinhaga no dia 26 de Maio de 2007, com a presença do Presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez.

Fotos e texto daqui

Sem comentários: