13 dezembro 2008

É preciso salvar o Planeta... !!!

"Hoje, nossa Mãe Terra está doente. Desde o princípio do século XXI temos vivido os anos mais quentes dos últimos mil anos. O aquecimento global está provocando mudanças bruscas no clima: o retrocesso das geleiras e a diminuição das calotas polares; o aumento do nível do mar e a inundação de territórios costeiros em cujas cercanias vivem 60% da população mundial; o incremento dos processos de desertificação e a diminuição de fontes de água doce; uma maior freqüência de desastres naturais que atingem diversas comunidades do planeta; a extinção de espécies animais e vegetais; e a propagação de enfermidades em zonas que antes estavam livres das mesmas. Uma das conseqüências mais trágicas da mudança climática é que algumas nações e territórios estão condenados a desaparecer pela elevação do nível do mar.Tudo começou com a Revolução Industrial de 1750 que deu início ao sistema capitalista. Em dois séculos e meio, os países chamados “desenvolvidos” consumiram grande parte dos combustíveis fósseis criados em cinco milhões de séculos. A competição e a sede de lucro sem limites do sistema capitalista estão destroçando o planeta. Para o capitalismo não somos seres humanos, mas sim meros consumidores. Para o capitalismo não existe a mãe terra, mas sim as matérias primas. O capitalismo é a fonte das assimetrias e desequilíbrios no mundo. Gera luxo, ostentação e esbanjamento para uns poucos enquanto milhões morrem de fome no mundo. Nas mãos do capitalismo, tudo se converte em mercadoria: a água, a terra, o genoma humano, as culturas ancestrais, a justiça, a ética, a morte...a própria vida. Tudo, absolutamente tudo, se vende e se compra no capitalismo. E até a própria “mudança climática” converteu-se em um negócio."

Documento enviado para a XIV Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, por Evo Morales, presidente da Bolívia. Para leitura na íntegra, clique aqui .

2 comentários:

ARG disse...

Boa noite

"Bonitas e sugestivas fotos para um programado e descontraído passeio!" Foi isto em 16/10/2008,
na Barragem do Maranhão. Lembra-se?
De repente,lembrei-me eu,e aqui estou.
Olhe,eu estou quase a ver aquela meta,a ùltima,de que todos,ou quase todos,fugimos. E não queria cruzá-la sem ver um sorriso na cara de Deus,que foi quem fez este planeta. É que,coitado,deve andar muito triste com o estado dele. Deve ter pensado já que andou a trabalhar para o boneco,o que não tem graça nenhuma,devemos convir.
O estado dele e o péssimo comportamento do bicho-homem,o pretenso rei,ou presidente,ou chefe,como se queira.
Chegado aqui,eu,e não sei se o senhor também,é altura de dizer ao que venho. Disse atrás que não queria ir desta para melhor sem ver um sorriso na cara de Deus,que,para mim,é a ÙNICA SAÍDA,um DEUS ÚNICO,e não partido,dividido,como tem sido,não sei por culpa de quem. É bom sempre lembrar o"atire a primeira pedra quem estiver sem mancha".
E ao ler O É PRECISO SALVAR O PLANETA estou com esperança de que se tenham soluções.Qual ou Quais gostava eu de saber.
Mais uma vez apresento as minhas desculpas, que estou certo serem aceires,porque,entre outras coisas,além da minha quase senelidade,somos bons vizinhos,o senhor do Pombalinho,eu de um pouco mais abaixo,à beira do Tejo.
Saúde

MGomes disse...

Pois é, Caro ARG!

O Homem não tem mesmo juízo nenhum! Inteligente como é, ou parece ser, devia ter como preocupação principal o que está superiormente redigido em princípios estatutários saídos de imensas convenções realizadas pelos mais altos dirigentes deste nosso planeta. Pena é que, esses, raramante cumpram as orientações aí consagrdas na defesa da vida e por inerência de um bem estar que a todos beneficiaria de uma forma harmoniosa e feliz!Esperemos que este errado caminho, seja atempadamente alterado no seu rumo!
Óbviamente não tem nada, mesmo nada, de pedir desculpas por aqui deixar o seu comentário! Se ainda há um condição que não precisa de nenhum regulamento aprovado por ninguém deste mundo, é a liberdade de pensamento! Depois poderá sempre que quiser, manifestá-lo neste espaço, sempre que por aqui passar!

Um Abraço!