01 abril 2009

Mário Viegas!

Photobucket

Mário Viegas - Santarém, 10 de Novembro de 1948/Lisboa, 1 de Abril de 1996

Foto daqui

6 comentários:

Maria Faia disse...

O ilustre escalabitano Mário Viegas...
Homem de sabedoria que reflectiu sobre a vida político-social deste nosso paós e, um dia, proferiu este pensamento: " "Nascemos e durante a vida estamos à espera de uma coisa que nunca chegará, que chega pouco... A vida sempre foi assim."
Inconformado como muitos não baixou a guarda.

Um abraço amigo para ti Amigo e votos de uma semana feliz,

Maria Faia

Maria Faia disse...

Manuel,
Hoje venho desejar-te uma Páscoa Feliz, com muita Luz e muito Amor que irradiem por todos os dias da tua vida.

Um abraço Amigo,
Maria Faia

msg disse...

Muito boa noite

Dsculpe,mais uma vez,a intromissão.
Gostei de ver o Mário Viegas. Admirava-o. Admiro,também,o Professor Boaventura. Mas quando o Mercado foi servo? O homem foi, alguma vez,diferente? Quando,e onde?
Quanto aos Maias,do nosso grande Eça,que eu tenho bisbilhotado por já não sei quantas bibliotecas,daquém,e dalém mar,uma maneira de dizer muitas,foi traduzido,mais uma vez,em inglês,em 2007,figurando essa tradução no top 10 ainda,da Dedalus Books,tendo a tradutora,pelo seu excelente trabalho,ganho dois altos prémios em 2008.
Desculpee,mais uma vez,a intromissão,e ,também, a "erudição". Mas o Eça tem-me dado grandes alegrias.É que se pode dizer que não há uma biblioteca que não o tenha. Que rico embaixador ele é,sem cobrar nada. É caso também para dizer que o Eça serve,e não é servido,eco de uma frase bíblica,para anjos,e não para homens,que não mudam,para que o mundo mude.
Estou a reincidir,desculpe,mais uma vez.
Mas que chumbada,se aqui chegou.

MGomes disse...

Caro msg!

A sua "intromissão" é sempre muito bem vinda neste espaço!
Subscrevo igualmente o que disse sobre o Mário Viegas e Eça de Queiroz! Quanto ao Boaventura Sousa Santos, na verdade, o que escreveu induz a que no interroguemos como o msg fez, mas se me permite, penso que ele quererá dizer que chegou a altura de a economia ser colocada ao serviço do homem e das sociedades e não como tem sido últimamente de uma forma globalizada, ao dispor estratégico do mundo financeiro e em prejuízo do bem colectivo.

Um Abraço!

msg disse...

Caro MGomes

Antes de mais,quero agradecer a aceitação do comentário,bem como a amável resposta(amável, um dos muitos adjectivos magistralmente usados pelo nosso grande Eça).
Como deve concordar,de conversas está o mundo cheio,conversas que não levam a quase nada. Prendendo-se com isto,está o eco que o nosso Eça faz de um dito antigo-A história é uma velhota que se repete sem cessar. Essa história é bem conhecida,uma história que não se pode contar às crianças. Ao fim e ao cabo,é uma história que se pode condensar no Eu e no Tu,tão simples como isto. A grande realidade,MGomes,o EU e o Tu. Deste par,nasce muita coisa. Nasce o Território,nasce a Fronteira,
nasce o daqui para cá é meu. Nascem as faltas e os exageros,
nasce o Mercado,o todo-poderoso
Mercado,nasce até onde aceito ir em ajuda deste e daquele.Tantos Professores Boaventura têm apelado à contenção,ao desapego,ao serviço fraternal,coisas assim,que se gostam de dizer,de ouvir. Até que ponto estou disposto a ir, para também chegar ao vizinho,ao próximo.
No Eclesiastes,umas centenas de anos antes da nossa era,lá vem o retrato do nosso estar colectivo. A história é uma velhota...Não há volta a dar-lhe. Ao longo dessa história têm havido lampejos de auroras,mas só isso. Fogachos. Depois,é o Eu e o Tu,as realidades supremas . O individuo mais do que a espécie. Enquanto o Eu e o Tu não se fundirem nUM SÒ,nada feito. Há sempre um Átila à espreita.
Estamos a comemorar Darwin,o da luta pela vida,o visionário de uma realidade decisiva,afinal,ali à vista,quase à mão de semear.
Os genes que trazemos,sabe-se lá de quem,de alguém que esteve enfiado em cavernas fundas,para tentar escapar aos bichos maus,ou lá em cima de uma alta árvore,
talvez cheia de espinhos guarnecendo o tronco,os ramos.
Bem,é tempo de acabar,pedindo muitas desculpas,se,acaso,aqui chegou. Mas tem de se dar o desconto,são modos de despedida,sem esperança de ver um sorriso na cara do Criador,que é capaz de pensar que andou a trabalhar para o boneco.

MGomes disse...

Caro msg!

Mas é claro que cheguei ao fim! Gosto imenso de sentir o gosto das palavras e de tudo que elas possam traduzir/representar para uma compreensão sublime dos mais nobres valores da vida!

Assim que quiser, nunca peça licença para entrar, porque esta porta estará sempre aberta!

Abraço