10 setembro 2008

Não há discursos grátis

Arfante de expectativa, a pátria aguardava o discurso de Manuela Ferreira Leite. Não a pátria toda. Contrariando a gravidade que o momento reclamava, o Público, embora pouco propenso à ironia, fez uma manchete com agudo e jocoso sentido: "No discurso da rentrée, parte do PSD foi ver aviões." É um comentário demolidor. Não sei se justo.
... Além de nada dizer que sobressaltasse as almas, a senhora é desprovida de convicções, de paixão, de fulgor, de compromisso vital, de empatia, de simpatia e de persuasão.

...Manuela Ferreira Leite é, em todos os aspectos, e com perdão da palavra, um frigorífico. Com outro revés: não possui nenhuma ideia nova, não apresenta nenhum projecto, não expressa nenhuma característica de mudança.

...Devo dizer que me não congratulo. O esvaziamento, cada vez mais acentuado, das variantes clássicas debilita as possibilidades do jogo democrático. E o cenário fixo de um partido sem antagonista, perpetuado no poder por inexistência de repertórios opostos, com encenações negociadas consoante as situações - vai corroendo, letalmente, o regime. E atinge todos os partidos. Todos.

Baptista-Bastos - Escritor e jornalista b.bastos@netcabo.pt

2 comentários:

mfc disse...

Tenho medo de voar... mas tenho mais medo de ouvir um discurso da MFL...

Anónimo disse...

Lindas fotos o rio Tua é suberbo´HÁ COISA MAIS LINDA QUE A NATUREZA??

OS MEUS PARABENS AO FUTOGRAFO


VOZ DO GOULINHO