24 janeiro 2011

Cavaco, presidente reeleito!




"Cavaco não possui o estofo de um Presidente, nem um estilo que o dissimulasse. Foi o pior primeiro-ministro e o mais inepto Chefe do Estado da democracia. Baço, desajeitado, inculto sem cura, preconceituoso, assaltado por pequenas vinganças e latentes ódios, ele é o representante típico de um Portugal rançoso, supersticioso e ignorante, que tarda em deixar a indolência preguiçosa. Nada fez para ser o que tem sido. Já o escrevi, e repito: foi um incidente à espera de acontecer. Na galeria de presidentes com que, até agora, fomos presenteados, apenas encontro um seu equivalente: Américo Tomás. E, como este, perigoso. Pode praticar malfeitorias? Não duvido. Sobre ser portador daqueles adornos é uma criatura desprovida de convicções, de ideologia, de grandeza e de compaixão. Recupero o lamento de Herculano: "Isto dá vontade de morrer!"




1 comentário:

maria mar disse...

Concordo com Herculano. Ainda hj os diferentes apresentadores dos noticiários da tv pública e não só, informaram o Zé Povinho que " Cavaco Silva renunciou ao vencimento de PR, no valor de cerca de 6 000€, optando por ficar receber as suas 2 pensões de prof. e do Banco de Portugal". Esqueceram-se de referir "no estrito cumprimento da recente legislação aprovada, que não permite acumular pensões de reforma com vencimentos de cargos públicos". Por isso não "renunciou": optou! pelo que mais lhe convém, à espera de novos ventos e de poder vir a acumular 3 pensões.
Mas esperou mesmo até ao último dia para promulgar a lei, para poder dizer que estava na disposição de "renunciar" ao vencimento, mas o governo - despesista!- recuou na sua decisão.
De qualquer forma ainda fica com 10.000 e tal euros mais os 800€ da Maria, coitada!...