15 maio 2006

Humberto Delgado

- Nasceu em S.Simão de Brogueira, Torres Novas, a 15 de Maio de 1906.
- Frequentou o Colégio Militar, cujo curso concluiu em 1922, ingressando na Escola Militar, onde tirou o Curso de Artilharia e Campanha e donde saiu em 1925
- Em 25 de Abril de 1938 foi escolhido para o Corpo do Estado Maior, sendo o único Oficial aviador que ingressou neste organismo.
- Em 1957 é nomeado Director Geral da Aeronáutica Civil

- É piloto honorário da Força Aérea Americana e membro do Instituto of Aeronautical Sciences dos Estados Unidos da América.
- Em 1958 é candidato á Presidência da República.

- Punido pela actividade oposicionista ao Governo de Salazar, com pena de “separação do serviço”, pede asilo político á Embaixada do Brasil em Lisboa, facto que levanta enorme celeuma e polémicas jornalísticas, sobretudo na imprensa brasileira e que terminou pela sua partida para o Brasil a 20 de Abril de 1959.
- Em fins de 1961, regressa clandestinamente a Portugal para tomar o comando de uma revolta militar que deveria eclodir em várias unidades do país, mas que somente em Beja rebenta, sendo esmagada logo ás primeiras horas da manhã.
- A fim de assumir o comando da Junta de Acção Patriótica dos Portugueses de Argel, Delgado parte, ainda doente, para a capital da Argélia, onde chega a 27 de Junho de 1964.
- Tenta convencer os seus companheiros da Junta a dar prioridade ás tarefas de um Comando Operacional, trocando “balas de papel por balas de aço”, mas consideram-no “fora das realidades”.
- A Pide que então já tinha armado uma teia criminosa, mata-o a 13 de Fevereiro de 1965 em Villa Nueva de Fresnos, perto da fronteira luso espanhola.

Texto/Ilustrações-Revista do Povo

2 comentários:

João Soares disse...

Viva Manuel Gomes
Vim do Terraforma e gostei muito do que escreve.Parece-me realmente uma pessoa ATENTA.Por isso vim por cá tb para chamar a atenção que preparei um pequeno dossier (mais uma vez) no Bioterra alertando os leitores para os perigos dos OGM.
UM ABRAÇO
http://bioterra.blogspot.com

Anónimo disse...

Delgado nacido en Torres (Novas),; el juez Garzón (el juez sin miedo) nacido en Torres (Jaen)......