02 maio 2006

Opção

Foi há trinta anos e decorria o ano de 1976 nos meses Abril/Maio, quando surge uma revista que veio agitar um pouco as águas em que se encontrava o panorama do jornalismo português, tinha o título de Opção e o seu director foi Artur Portela Filho. Revista de uma qualidade assinalável ao nível do aspecto gráfico e da própria estrutura temática, eram abordados e sugeridos de uma forma criteriosa eventos de cinema, teatro, musica e tantas outras vertentes culturais.

Os assuntos políticos de maior projecção a nível nacional, eram tratados e discutidos por personalidades de inegável valor e prestigio. O seu estatuto editorial não era isento politicamente, assumindo-se claramente como a voz que a Esquerda podia e devia ser e inserida numa corrente jornalística na luta por um socialismo libertador, fecundo e original.
Artur Portela Filho para além de ter colaborado em vários jornais, também foi director do Jornal Novo e no seu último cargo público, foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

4 comentários:

Marco Aurélio disse...

Manuel

Aquela foto de che no post é uma das que foramm recentemente inviadas ao jornal Argentino Clarin e que como disse
"Não deve nada às duas que construíram a imagem do mito, a que está espalhada em camisetas pelo mundo e a dele morto. Essa se junta a elas agora." São fotos da agonia de Che nos seus últimos momentos no interior da Bolívia.As outras todos conhecem.

Um abraço

Marco Aurélio

Anónimo disse...

O presidente da Alta Autoridade para a Comunicação Social foi sempre um juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, por imperativo legal e constitucional.
Teve três e nenhum deles se chamou Artur Portela. Este foi apenas um dos seus muitos menbros, embora tenha por hábito enfeitar-se com penas que não lhe pertencem, na incontida ânsia de protagonismo que o caracteriza.

Anónimo disse...

Posso adiantar que os presidentes da Alta Autoridade foram os juízes-conselheiros Figueiredo Marçal, Gonçalves Pereira e Torres Paulo.

MGomes disse...

Agradeço a visita que fez a este site e ainda o esclarecimento que se dignou prestar em forma de comentário. Na verdade, em algumas pesquisas a que me propus previamente executar, encontrei a função de presidente da AACS atribuida a Artur Portela Filho, o link que inseri neste post igualmente "alinha" na mesma falha informativa.
Entrei agora na página da AACS e confirmo realmente o rigor das suas afirmações. Vou de imediato proceder á devida rectificação.